domingo, 31 de maio de 2015

Descubra seu tipo de corpo e a dieta adequada!



Como cada pessoa tem um tipo de corpo , a gordura se acumula de forma diferente. Por isso não existe uma única maneira de reduzir medidas para todas as pessoas. É o que defende a expert em nutrição e fitness norte-americana Traci D. Mitchell, autora de "The Belly Burn Plan: 6 weeks to a lean, fit and healthy body", que significa: O plano de queimar a barriga: 6 semanas para um corpo magro, saudável e em forma.  Segundo a teoria de Traci, é preciso saber qual o formato do seu corpo: maçã, pera, pirâmide invertida ou ampulheta. "Quando você começa a se alimentar para o seu tipo de corpo ficará impressionado como ele se adapta rápido à dieta. A energia vai aumentar e a perda de peso vem naturalmente", disse a coach so site Mind Body Green, para o qual reuniu as principais dicas para cada shape.


Maçã:
Este tipo de corpo tende a acumular a maior parte do peso na área da barriga. As pernas e braços de quem tem formato de maçã são geralmente bem magros e sem gordura extra. Embora a gordura abdominal seja o tipo mais prejudicial à saúde, também é o mais fácil de se livrar.
Desejos comuns: Alimentos com amido e açúcar, refrigerantes diet, cafeína...
Reações a uma dieta pobre: Falta de energia e ansiedade, principalmente por volta do meio-dia e depois do almoço.
Hormônio para ficar de olho: Insulina. A chave para perder peso para os corpos maçã é manter os níveis de açucar no sangue sob controle.
O que comer: Comece por proteínas (frango, carnes magras, porco, peixe) e complemente com gorduras saudáveis (abacate, ovos, amêndoas, sementes, manteiga de amendoim, óleo de coco, azeite e queijos brancos). Inclua também uma boa variedade de folhas verdes, como espinafre, couve e alface romana.
Limite: Carboidratos vazios (como massas e batata inglesa) devem ser consumidos só uma vez ao dia, assim como frutas com muito açúcar, como as vermelhas.
Elimine: Café e bebidas com cafeína, que prejudicam a produção de hormônios como cortisol e insulina; carboidratos de farinha branca, iogurtes adocicados, bebidas energéticas e barras de cereal com açúcar.

Pera:
Este tipo de corpo tem tendência a acumular peso nos quadris e coxas, com uma gordura também no abdômen (que em geral é subcutânea, não a visceral, como no modelo maçã). Por isso, o tipo pera costuma se frustar quando começa a perder peso porque a gordura subcutânea de quadris e coxas é difícil de queimar, enquanto outras partes do corpo reduzem durante as dietas. O que se sabe hoje é que é muito provável que pessoas com esse formato tenham uma dominância de estrogênio. Ao consumir comidas que ajudam a minimizar esse excesso do hormônio, o corpo começa a reagir.
Desejos comuns: Derivados do leite e doces.
Reação a uma dieta pobre: Costuma sentir uma fome inesperada, mesmo entre as refeições ou no final da noite após o jantar.
Hormônio para ficar de olho: Estrogênio. Apesar deste hormônio não ser necessariamente ruim, um desequilíbrio dele em relação a outros hormônios, particularmente a progesterona, pode promover um ganho de peso na parte inferior.
O que comer: Comece com vegetais e frutas ricos em fibras, complete com uma boa quantidade de cereais, como aveia, quinoa, trigo e arroz integral. Adicione pequenas porções de proteínas magras.
Elimine: Derivados do leite (queijos, cream cheese), vegetais não orgânicos que possam conter pesticidas ou hormônios, cafeína, álcool, tofu...

Pirâmide Invertida:
Ombros mais largos que formam uma espécie de cone com cintura e quadris mais estreitos. A parte superior , em geral, tem mais massa muscular, embora possa acumular gordura extra no busto, parte detrás dos braços e abaixo dos seios.
Desejos comuns: Comida salgada, frituras, fast-food e álcool.
Reação a uma dieta pobre: Tem uma boa quantidade de energia durante o dia , que perde um pouco durante a noite, quando costuma ceder às tentações.
Hormônio para ficar de olho: Cortisol. Liberado pelas glândulas supra-renais, acima dos rins. Níveis elevados de cortisol constantemente podem provocar um efeito cascata em outros hormônios, particularmente insulina, que contribui para o ganho de peso.
O que comer: Comece com carboidratos complexos (arroz integral, Aveia , Trigo) e suplemente com derivados do leite desnatados e boas porções de sucos e vegetais frescos, folhas verdes e frutas ricas em fibras.
Elimine: Carnes gordas, queijos gordurosos, salgadinhos, barras de proteínas e bebidas com cafeína.

Ampulheta:
Esse tipo normalmente ganha peso uniformemente por todo o seu corpo, muitas vezes mais perceptível no rosto, mas também em braços, peito, joelhos e tornozelos. É aquela pessoa de aparência fofinha e redonda.
Derivados comuns: derivados do leite, carboidratos refinados.
Reação à uma dieta pobre: Retenção de líquido e má digestão.
Hormônio para ficar de olho: Na verdade a glândula pituitária, regulador de todos os hormônios, cujo funcionamento pode ter efeitos sobre a produção de cortisol, insulina, na tireóide, entre outros.
O que comer: Vegetais crus e frutas devem sem a base da dieta , seguida de cereais integrais (quinoa, trigo e farinha de aveia). Inclua também, diariamente, uma proteína magra e pimenta ou outros alimentos termogênicos.
Limite: Carnes gordurosas, carboidratos refinados e industrializados.
Elimine: Bebidas com cafeína, derivados do leite, carboidratos refinados e doces.

Fonte: Revista Marie Claire

Nenhum comentário:

Postar um comentário